terça-feira, 19 de junho de 2012


Começo por dizer ou perguntar se, os meus pares quando alguém a nós se refere e inicia as suas frases com: o doente mental....; se aprova tais termos?
Pela experiência que tenho tanto eu como os meus pares estamos em completo desacordo com tal tratamento ou designação pois é do senso comum que tal designação não só é estigmatizante como encerra em si uma falácia!
Senão vejamos: A RNPDM (Rede Nacional de Pessoas com Experiência de Doença Mental) trata como podem verificar os seus membros como pessoas com experiência de doença mental. Não sei se a designação foi inocente ou involuntária, mas para mim não o é! Não o é porque se atentarmos com cuidado a esta designação podemos concluir que existem pessoas que experienciaram uma doença mental e que contudo esta foi com o tempo debelada ou foi transitória e por-conseguinte não podem já em sentido estrito serem consideradas pessoas com doença mental...isto pode acontecer mais frequentemente nos casos de depressão e até de neurose... mas sim é certo que noutros casos a doença é crónica...mesmo assim considero que mais vale tomar o todo pelas partes do que o contrário fazendo relevar o que de positivo ressalta da designação em discussão e que no fundo a todos aproveita!
Para mim trata-se de uma explicação que pode muito bem contribuir para uma certa "educação" pelo menos ao nível de certas esferas, sejam elas politicas ou sociais e que estou certo se bem aplicada com o tempo dará os seus devidos trunfos!

António João Verissímo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode escrever directamente no nosso mail: "eponto.mental@gmail.com".
Receberá uma resposta nossa.
Obrigado pela participação